_____________________________________________________________________________________________________

Como vim parar aqui.

Sou carioca , mãe de 3 filhos e resido em Brasília.
Fui apresentada ao origami pela Cristiane, uma menina que conheci por foto, qd ainda usava um uniforme de escoteira, " a praga azul", rs.
A vida nos separou, e depois de anos voltamos a nos encontrar no face e eu sempre olhando aqueles trabalhos lindos que ela fazia e eu nem sabia o que era. Foi qd ela me falou ser origami.
Corri no google, pesquisei e falei... Ah Cris, eu só gosto daquelas bolas!!!
Ela sorriu e falou "Não são bolas, são kusudamas".
E eu achando que Kusudama fosse o nome de quem fazia as tais bolas, rs.
Depois disso não nos separamos mais. Vivo grudada nela, perguntando td e perturbando sempre, rs.
Enquanto ela estiver comigo, estarei por aqui buscando novos amigos, vc aceita?

Cris, amo vc de coração ;)
_____________________________________________________________________________________________________

sábado, 19 de maio de 2012

Papeis Marmorizados

Oi gente, td bem?
Espero que estejam gostando do meu blog.
Resolvi marmorizar alguns papeis para participar do Projeto Eu Giro o Mundo 2ª Edição e como algumas pessoas gostaram e me perguntaram como eu fazia, resolvi fotografar cada passo e postar p vcs. :)

Ah sim... não me preparei com tudo novo e bonitinho para uma sessão de fotos, apenas estou aproveitando a oportunidade, ou seja, panela, tabuleiro e utensílios são os que uso nos meus artesanatos, ok?
E lembrem-se que ainda estou aprendendo e tds as sugestões e observações serão bem vindas.

Então vamos ao que interessa, né?
Começo fazendo um mingau bem grosso de farinha de trigo e água.
Como a função do mingau é manter a tinta na superfície para que entre em contato com o papel, não há a necessidade de se esperar a farinha cozinhar.
Costumo exagerar na quantidade de farinha, levo ao fogo, espero ficar bem grosso e pronto.
Mais ou menos assim. 
Faço logo suficiente para todo o trabalho e deixo esfriar totalmente, pois se estiver morno, corre o risco da tinta se misturar com o mingau. Então, façam sem pressa.
Coloco pouco mais de 1 dedo do mingau no tabuleiro (ou bacia), isso é suficiente para se acomodar o papel sobre a tinta.

A tinta acrílica é diluída em água até que fique bem fina, para que não afunde no mingau.
Eu não tenho a proporção correta então vou diluindo, pingando e testando.
Com uma colher (ou conta gotas) coloque a tinta. Não jogue muita tinta de uma só vez, pois ela mesmo diluída, afundará.
Com um garfo, pente ou palito façam desenhos aleatórios, formando o marmorizado desejado.
Coloquem o papel pelas margens observando que ele fique totalmente em contato com a tinta, evitando bolhas de ar.
Quando o papel for colocado, as pontas subiram ligeiramente mas logo depois se acomodarão.
Agora é só ter paciência e esperar que o papel absorva bem a tinta. No papel Chamex, eu espero cerca 4 min, que é o tempo que o desenho leva para aparecer no verso do papel, mas esse tempo dependerá da gramatura.

Não lavem antes do papel absorver a tinta, pois vocês perderão do trabalho.
Depois que o papel estiver bem úmido, retirem cuidadosamente pelas pontas e coloquem sobre uma superfície para lavar. Não precisa escorrer.
Será necessário pingar tinta para cada folha a ser pintada, pois a que fica no tabuleiro não tingira um 2º papel. Costumo trocar o mingau a cada 4 ou 5 folhas.
Lavem o papel deixando a água cair abundantemente sobre ele, para que seja retirado todo o mingau, caso contrário ele ficará engomado.Vocês podem passar a mão sobre ele até sentir somente sua textura.
Levantem o papel pelas pontas, deixem escorrer o excesso de água e coloquem para secar num azulejo ou vidro.



E pronto!!! Aqui está o resultado ;)


Agora é só vocês passarem a ferro, cortarem e dobrarem. ;)

Espero ter ajudado aos que me perguntaram e qq coisa, é só perguntar.
Bjs p tds!

4 comentários:

  1. Lindo seu papel! Grata por compartilhar todo o processo. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Lina, precisando de alguma coisa é só falar, rs

    ResponderExcluir